Pular para o conteúdo principal

Como fazer uma aplicação real?

Muitos fazem cursos de programação, mas as aulas são tão teóricas, os projetos tão acadêmicos, que muitas vezes não é tão facíl fazer uma aplicação para o mundo real. Se não for um DOM da pessoa, de gostar muito de programar e conseguir ser um programador de um sistema, aprendendo sozinho novas tecnologias, geralmente os melhores tutoriais estão em inglês, às vezes é uma tarefa bem difícil e bem distante de se conseguir. Claro que uma alternativa, é conseguir trabalhar em uma empresa de desenvolvimento de software e ganhar muita experiência na área, mas nem todos conseguem isto.

Primeiramente, segundo a academia, tem que se fazer uma boa arquitetura do sistema, para que o sistema suporte muitos usuários, muitos mesmo. Depois, tem que se conhecer bem sobre modelagem de banco de dados, para não ter uma dor de cabeça tendo que remodelar as tabelas, depois que o sistema já está quase pronto, ou se faz uma gambiarra e resolve.

Que tal um conhecimento prático, com passo a passo de uma aplicação real, em poucas horas? Sim, descobri a linguagem de programação para aplicação WEB usando Ruby on Rails e a partir daí, tudo mudou!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde implementar um novo método ou variável?

Como sabemos, o framework  Ruby on Rails é baseado na arquitetura MVC. Desta forma, as principais pastas do projeto abaixo do nível /app são:
assets: onde ficam os CSS, JavaScripts e Imagens da aplicação.models: onde ficam os objetos da aplicação, geralmente representam uma tabela do Banco de Dados ou um Relacionamento entre tabelas. O nome dos arquivos geralmente estão no padrão "<nome_da_tabela>.rb" controllers: onde ficam as classes de controle, que permitem que os objetos (model) acessem a camada de apresentação (view). 
O nome dos arquivos geralmente estão no padrão "<nome_da_tabela>s_controller.rb"Observe que o nome da tabela deve ser no plural.views: onde ficam as páginas html da aplicação.O nome dos arquivos geralmente estão no padrão "<metodo_do_controlador>".html.erb Desta forma, o programador tem que saber onde irá criar novos métodos na aplicação, de forma que eles fiquem visíveis na camada de apresentação (View).


Quando for n…

Brincar para Aprender!

Aprendendo a usar CSS, este joguinho é bem simples e prático. Com ele dá para aprender a usar os comandos CSS-Flex para sua aplicação. Tente colocar os sapinhos em cada posição corretamente. Acesse o site: https://codepip.com/

View - Dicas para Programadores Ruby on Rails

View - Camada de Apresentação (/*.html.erb)Como exibir uma data no formato dd/mm/aa?
Se o sistema está exibindo a data em formato mm/dd/aaaa, por exemplo:

No arquivo <suapagina>.html.erb basta adicionar o seguinte comando:

Antes:
Data Inicial: <%= @data_inicial.value.to_date %>
Data Inicial: 01/28/2017


Depois:
Data Inicial: <%= l @data_inicial.value.to_date, format:  "%d/%m/%Y" %>
Data Inicial: 28/01/2017

Como transformar um número fracionário (float, double, decimal) em inteiro? Se o sistema está exibindo um número com uma ou duas casas decimais, por exemplo:

No arquivo <suapagina>.html.erb basta adicionar o seguinte comando:

Antes 

Idade: <%= @idade %> anos
Idade: 25.0 anos

Depois

Idade: <%= @idade.to_i %> anos
Idade: 25 anos

Como formatar um conteúdo para adicionar quebras de linha no texto? Se o sistema está exibindo um texto sem quebra de linhas, mas o usuário digitou com quebra de linha, por exemplo:


No arquivo <suapagina>.html.e…